Vivenciamos um processo de globalização que resulta numa grande transformação social, política e econômica e impacta nas relações pessoais e transações comerciais. Cada vez mais, os problemas requerem mais conhecimento e cooperação internacional num ambiente de competitividade global. É fundamental que as pessoas, os líderes e empreendedores sejam educados para a consciência e ação globais. Precisamos formar cidadãos globais.
O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, falou sobre a importância dessa formação, no Fórum de Cidadão Global, realizado em São Paulo. Disse que cada pessoa deve envolver-se em questões globais, e começar pelos próprios bairro, local de trabalho e escola.
A organização mundial Oxfam, define cidadão global como uma pessoa consciente de um mundo maior, que cultiva o respeito aos outros e ao mundo, compreende como ele funciona e busca a justiça social, a redução das desigualdades, a sustentabilidade e referenciais globais para melhorar o local. É criativo (a),trabalha bem em grupos e pensa criticamente sobre os problemas locais e globais e o que pode fazer para resolvê-los. É ético e objetiva impactar positivamente a sociedade com ações e decisões. Tem plena consciência dos conceitos de direitos humanos, diversidade, resolução de conflitos, justiça social e desenvolvimento sustentável.
A educação para a cidadania global é essencial para criar um mundo com paz e justiça, sem pobreza, muito menos desigual,sem fome, onde todos têm acesso a bons serviços de saúde, saneamento, água limpa e usam fontes renováveis de energia. Em um mundo sustentável, onde o meio ambiente é respeitado, a sociedade é educada e a economia é próspera. Esses são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas(ONU) para promover o bem-estar global sustentável.
As escolas precisam cada vez mais preparar seus alunos para um mundo interconectado, onde viverão e trabalharão com pessoas de diferentes culturas. Um programa de cidadania global considera três dimensões conceituais: coginitiva, socioemocional e comportamental. O programa é apropriado para qualquer idade,aplicado ao longo do currículo e em todas as disciplinas, focado no processo de ensino e aprendizagem, não apenas em conteúdo. O ensino é baseado em casos e no diálogo.