Desenvolvimento sustentável é tema prioritário para a era atual. Significa compreender o mundo e encontrar meios para resolver os problemas globais. Bilhões de cidadãos continuam a viver na pobreza sem uma vida digna. Há desigualdades crescentes nos países e entre eles e disparidades de oportunidades, riqueza e poder. Em todo o mundo, é gritante a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, os impactos negativos da degradação ambiental, a escassez de água doce, a perda de biodiversidade, o aumento da temperatura global, os desastres naturais, o terrorismo, o extremismo violento, os conflitos em ascensão, as ameaças globais de saúde, o desemprego.
As soluções são complexas e para buscá-las os países-membros das Nações Unidas assumiram, em 2015, o compromisso de implementar uma agenda universal e integrada intitulada “Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. A agenda reúne quase 200 países da ONU. Compreende um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. O plano considera que a erradicação da pobreza é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
O plano tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável: 1)Erradicação da pobreza; 2)Erradicação da fome; 3)Saúde de qualidade; 4)Educação de qualidade; 5)Participação plena e igualitária da mulher na sociedade; 6)Água limpa e saneamento; 7)Energia acessível e renovável; 8)Empregos dignos e crescimento econômico; 9)Inovação e boa infraestrutura; 10) Redução de desigualdades; 11)Cidades e comunidades sustentáveis; 12)Produção e consumo sustentáveis; 13)Combate às mudanças climática e seus impactos; 14)Proteção da vida sob a água; 15)Gestão sustentável das florestas; 16)Sociedades pacíficas com Justiça e instituições eficazes; e 17) Parceria para cumprimento das metas .
Os objetivos são desdobrados em 169 metas que envolvem todo o mundo, ou seja, os países desenvolvidos e em desenvolvimento. São integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental). Toda a sociedade pode se engajar para colaborar. Há modelos que são referência e estão em implantação nas escolas e em comunidades mundo afora. O ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, propagou em dos seus memoráveis discursos: “Nossos problemas foram criados pelo homem, portanto eles podem ser resolvidos pelo homem”.